
A Epic Games, desenvolvedora de títulos como Fortnite, a primeira trilogia Gears of War, e Unreal Tournament, anunciou a criação de uma nova loja de jogos digitais que espera competir com a Steam, oferecendo uma divisão de receita sem precedentes para os desenvolvedores.A Epic Games Store está lançando como um mercado de jogos completo que suporta todos os tipos de títulos.
O desenvolvedor da Fortnite espera incentivar os desenvolvedores a irem para a Epic Games Store empurrando a divisão de receita de software para mais do que qualquer outra plataforma antes, dando aos desenvolvedores 88 por cento das receitas e mantendo 12 por cento de despesas gerais. Esta é uma grande mudança, considerando que o padrão tradicional da indústria para divisão de receita digital geralmente dá 30 por cento para o dono da loja, seja Sony, Nintendo, Microsoft, Apple, Android ou Valve. Talvez antecipando esse movimento, a Valve recentemente fez ajustes no modelo de receita da Steam , mas apenas acima de certos limites que a maioria dos jogos não atingirá.
"Como desenvolvedores, sempre quisemos uma plataforma com grande economia que nos conecte diretamente com nossos jogadores", disse o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, em comunicado à imprensa. "Graças ao sucesso da Fortnite, agora temos isso e estamos prontos para compartilhá-lo com outros desenvolvedores".A quantidade absurda de dinheiro que a Fortnite faz todos os dias permitiu claramente que a Epic investisse o dinheiro para fazer essa loja mais amigável ao desenvolvedor. A empresa também fez essa mudança com sua loja de ativos Unreal no início deste ano , novamente citando os enormes lucros da Fortnite como a razão pela qual eles podem pagar um lucro menor das compras nas lojas.
Outro ponto da abordagem amigável da Epic é renunciar a todas as taxas de royalties da Unreal Engine pela receita gerada na loja. Se o jogo de um desenvolvedor usa o UE4, as cópias vendidas na loja da Epic não dão uma porcentagem separada para a Epic, incentivando desenvolvedores e editores a direcionar seus fãs para a Epic Game Store e comprar lá. Para chegar perto da mesma receita dividida no Steam, um criador teria que faturar US $ 50 milhões somente com a Steam antes de chegar a uma divisão 80/20, com as taxas de mecanismo ainda no topo.
Apesar da Epic ser a criadora do Unreal Engine, não há limitações para o tipo de jogos que podem aparecer na loja. Independentemente de os desenvolvedores usarem o Unity, o GameMaker ou qualquer outro mecanismo para criar seus jogos, a Epic está disposta a vender esses títulos sob o seu guarda-chuva.
Em conjunto com o anúncio da loja, a Epic também planeja lançar um programa Support-A-Creator, que conecta desenvolvedores a YouTubers, streamers, etc. Esses desenvolvedores podem compartilhar uma porcentagem de sua receita com produtores de vídeo que fazem conteúdo sobre seu jogo. Épico cobrindo os custos iniciais para os primeiros cinco por cento. A Epic planeja administrar manualmente sua loja, o que pode atrair desenvolvedores e consumidores para longe dos concorrentes, especialmente com muitos expressando frustração sobre a baixa visibilidade do software em mercados lotados. Como isso parece na prática ainda é uma incógnita, mas se executado corretamente, pode responder a algumas queixas que estão fervendo há anos.A Epic Game Store está sendo lançada em breve e está sendo construída a partir do lançador atual da Epic.
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